Quem sou eu

Minha foto
Mestre em Educação Física, educador e pesquisador. Inclinado às áreas de Estudos Sociodemográficos voltados à Saúde, Educação e Esporte, Estudos Socioculturais, Corporeidade, Etnicidade, Racismo e Desigualdades Sociais, História da Afrika e dos Áfricanos na Diáspora, Religião, Psique, e Física Quântica.

domingo, 31 de outubro de 2010

Um sentido

Algumas pessoas simplesmente não alcançam o entendimento profundo dos sentidos mais elaborados, que explicam de forma robusta, ampla, a engenharia do Amor e da relação interpessoal. É uma afirmação violenta, e dificil de sustentar porque cada um vive uma realidade, cada pessoa possui o seu entendimento de mundo. As experiências, memórias, o corpo, as oportunidades, os laços familiares, a religião, a história de vida, tudo contribue para o entendimento dos sentidos no plano da matéria. Somos seres sociais, e disso não dá pra fugir. Sobre isso uma idéia interessante:

A sociedade enquanto todo esta presente em nossos espiritos
via cutlura que nos formou e informou (Principio Hologramatico).

Mas centralizando o debate em torno do comportamento das pessoas nas relações sociais é possível pensarmos de modo a inferirmos sobre o entendimento dos sentidos. Qual é o contexto social? Corpos que se relacionam, carnes, fluídos, e somente isso. Em grande parte, as pessoas não mais se dedicam a compreender o outro, a companheira ou o companheiro. Esta preocupação não existe. Os espiritos não se relacionam, os sentidos não são acessados. Em um namoro convencional, as pessoas estão preocupadas com seus trabalhos, estudos, familias, e tudo isso estando bem o resto é conseqüência. Uma vida burguesa, medíocre, e sem profundidade. Ganhar bem, ter um bom emprego, e estar tudo bem com os país e irmãos e irmãs.. o resto é conseqüência.

São técnicos, especialistas. São espiritos que vão e vêm na correria do dia-a-dia, que trabalham, estudam, saem, namoram, mas que não aprofundam, não mergulham no oceano de sentidos que nos sensibilizam e expandem. São espiritos presos aos seus corpos, são corpos limitados, insensiveis, incapazes de peceber o significado de um sorriso, do brilho nos olhos. Ou, mesmo identificando, são consciências inflexíveis, incapazes de desapegarem-se dos seus valores, conceitos e dogmas, para entender o outro, e ampliar sua visão de mundo.

O que falta para as pessoas é filosofia. É importante parar, pensar, e elaborar.. .

Um comentário:

  1. Tudo bem Netto??

    Cara, bom saber que vc tb tem Blog...

    da uma passada lá no meu...

    www.espornutrifisica.blogspot.com


    Abraços

    ResponderExcluir